Acredito que o destino e o acaso conspiraram para que eu fosse, simultaneamente, a pessoa impar e semelhante a outros sujeitos que sou hoje.
Tive anóxia (falta de oxigênio) no parto, levando à sequela de paralisia cerebral, o que me deixou com a parte motora comprometida, inclusive a fala, a parte intelectual é intacta.
A minha condição e as minhas habilidades quiseram que eu fosse evoluir na área humana.
Assim, desde o meu nascimento, tive que aprender a ajudar a combater o preconceito, a discriminação e a falta de equidade, ou seja, a lutar por uma sociedade mais justa, inclusiva, humana e igualitária.
Minha paixão sempre foi compreender o ser humano. Acabei adquirindo o desejo e a atração pela linguística, levando à curiosidade e à dedicação pela leitura e pela escrita; o que foi constantemente estimulado e motivado pela minha família e pelos meus amigos.
Com o objetivo de fazer-me auxiliar na eliminação de barreiras arquitetônicas, atitudinais e materiais, o meu estado providenciou que eu necessitasse do serviço de profissionais do ramo da saúde; o que fez vir à tona a minha aptidão para a psicologia.
Atualmente, sou formada em psicologia, pós-graduada (lato sensu) em educação especial e inclusiva, psicopedagogia institucional e clínica, neuropsicologia e psicanálise e mestra (stricto sensu) em psicologia e saúde.
Como militante da inclusão educacional e social e com formação nos âmbitos da saúde e da educação, tenho a missão de contribuir para que o indivíduo conviva melhor consigo mesmo e com os outros, construindo relações harmoniosas e respeitosas por meio da aceitação e da compreensão da diversidade.
Embora seja uma pessoa com deficiência, a minha situação não veio apenas para defender pessoas com deficiência. A maioria dos meus vínculos afetivos autênticos são estabelecidos com pessoas de outras categorias marginais e excluídas; é por elas que batalho também. A certa altura do meu progresso profissional e pessoal e com a vinda de um amigo descubro-me poetisa e, recentemente, escritora infantil. A minha incumbência é enorme. Conto com ajuda de vocês para tornar tudo isso possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário